O FETO COMO INDIVÍDUO
Para a Ecologia, o indivíduo é definido como a unidade que constitui uma população. Ao caracterizarmos o feto como um indivíduo, estamos aceitando-o como alguém que pertence a um determinado grupo, podendo com ele interagir. Dentro da Psicologia, o indivíduo é definido são as nossas potencialidades ( físicas, mentais, sociais e espirituais).
Apresentaremos, aqui,evidências que comprovam possuírem, o feto e o embrião, essas potencialidades, podendo, por isso, serem considerados indivíduos.
POTENCIALIDADES FÍSICAS
Para Moore e Persaud, autores de um dos livros de Embriologia mais utilizado atualmente na área da Saúde, não há dúvidas quanto ao momento em que se inicia o desenvolvimento humano, caracterizado como um processo contínuo. Segundo os autores, este começa quando um ovócito de uma mulher é fertilizado por um espermatozóide de um'homem. Assim, o zigoto, que dá início ao embrião multicelular é verdadeiramente um indivíduo e não um agregado de elementos.
A respeito da individualidade do embrião, a revista Nature publicou um estudo, em sua edição de 27/08/1998, demonstrando a existência de um mecanismo bioquímico de defesa do feto. Ele produziria uma enzima, a I.D.O., capaz de destruir o triptofano, materno, um aminoácido que ativaria a produção de células de defesa ( células T) da gestante. Por possuir um patrimônio genético exclusivo, por ser tão distinto de sua mãe, o embrião necessita produzir substâncias apropriadas para manter-se vivo dentro do útero, fugindo do perigo de ser eliminado pelo sistema imunológico da hospedeira.
.....
Uma vez concluída a fase de desenvolvimento de seus órgãos ( embriogênese), o bebê passará o restante da gestação aprendendo a adaptá-los à vida que levará no mundo exterior. Seria ilusão acreditar que suas percepções só começariam a funcionar após o parto. A seguir, apresentaremos importantes informações sobre esses aprendizados intra-uterinos.
a) Sistema Nervoso Central;
b) Aquisição da linguagem;
c) Tato e sensações corporais:
*POTENCIALIDADES MENTAIS
* POTENCIALIDADES SOCIAIS
* POTENCIALIDADES ESPIRITUAIS
( Gestação: Encontro entre Almas - Um guia de Saúde e Espiritualidade para os Pais- Cristiane Assis- médica em Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Fetal- Medicina Psicossomática e Psicoterapia)